Novembro Azul Sabin Sinai incentiva prevenção do Diabetes e Câncer de Próstata
O Novembro Azul Sabin Sinai realizou ontem, 18 de novembro, roda de conversa com três especialistas para tratar dos temas relacionados à prevenção deste período: próstata e diabetes. A oftalmologista Silvana Vianello destacou os dados alarmantes do diabetes no mundo, que atinge 512 milhões de pessoas, sendo que metade não sabe que têm a doença e metade dos que sabem não fazem o controle de forma adequada. Uma das complicações graves da doença é a cegueira. Mas exames simples podem evitar que a diabetes provoque danos definitivos.
O mesmo vale para o câncer de próstata, 95% dos cânceres tratados precocemente são curáveis, como reforçou o urologista Humberto Lopes.. Ele mostrou a importância dos exames que os homens devem fazer, de preferência toque retal associado ao PSA, sempre visitando o urologista anualmente, em especial a partir dos 50 anos.
A oncologista Mariana Abad, especialista em Aconselhamento Oncogenético, apresentou o que pode ser feito quando este câncer é hereditário. O exame pode ajudar a definir as mutações, mas principalmente a prevenção para evitar que a doença evolua.
E num aspecto, todos foram unânimes: hábitos saudáveis de vida evitam as doenças e diagnóstico precoce é igual a cura.
No projeto Novembro Azul, além de sensibilizar os homens sobre a importância de cuidar de sua saúde, o Sabin Sinai está incentivando seus beneficiários a avaliarem sua saúde ocular, a fim de evitar uma grave complicação do diabetes: a retinopatia diabética.
E por isso, a guia para o exame de retinografia já está liberada para todos os beneficiários (e beneficiárias) diabéticos. Basta ligar no 3026-8164 que o Setor de Gestão de Vidas direcionará você para marcação do exame. Você também pode enviar um email para gestaodevidas@sabinsinai.com.br que e seu exame será agendado.